Feliz Ano Todo

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 


Feliz Ano Todo. Reflexão Sobre Uma Felicidade Possível. Contextualização de João 10.10(...) “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Nunca a indústria do entretenimento faturou tanto como ultimamamente. Por entretenimento entende-se shows, cinemas, programas de humor, músicas, potências esportivas, viagens de férias, etc e etc. Segundo fontes do setor, o faturamento global deste segmento em 2008 está próximo dos US$ 2 trilhões. A humanidade procura a felicidade a qualquer custo. Não obstante, o homem nunca foi tão infeliz e vazio como o homem moderno. Mas nem tudo está perdido. Longe de ser uma utopia, a felicidade é sim algo possível.


A Felicidade Existe. Deixe lhe mostrar o Caminho.

Todo bom cristão sabe que o problema da infelicidade tem sua gênese no abandono do relacionamento do homem com Deus.Isto posto, a felicidade só será algo constante e duradouro quando o homem fizer o caminho de regresso ao seu criador, o Único que pode saciar a sede de alegria do ser humano. Mas longe de estarmos oferecendo algo mágico. Estamos falando de uma felicidade possível, mas existem algumas atitudes - e não fórmulas prontas - atitudes simples é verdade, mas vital para se construir uma vida realmente feliz e isso não é propagado pela famigerada indústria do entretenimento. Ei-las:


Escolha Ser Feliz.

Muitas vezes, nos interrogamos acerca de pessoas que tem “tudo” para ser feliz e não são. Onde reside o problema? Um dos segredos para ser feliz é deixar de se ver como vítima. Vítima do sistema; vítima da educação recebida; vítima da falta de sorte e por aí afora. Ora, se alguém se vê sempre como vítima, é como vítima que reagirá – ou simplesmente não reagirá. Dizemos isto baseado na experiência cotidiana de quem está constantemente ouvindo e aconselhando, quer no gabinete pastoral, quer nas visitações. Leia neste Portal o artigo “Resgatando a prática do aconselhamento pastoral”. Portanto, deixar de se ver como vítima, já é um grande começo. Todo ser humano nasceu com o potencial de vencer, e vencer significa superar as advesidades, transformar dificuldades em oportunidades. O Apóstolo Paulo nos ensina a tirar proveito das adversidades. Para espanto de muitos, ele declarou que se alegrava nas póprias tribulações. É que elas têm o seu papel pedagógico em nossas vidas (Rm 5. 3-4). Portanto, escolha ser feliz ao invés de uma vida de auto-comiseração; ou seja, se a vida só lhe deu limões, faça dela uma limonada e seja feliz!


Seja Agradecido .

Pessoas Agradecidas são pessoas felizes. Rompa com esta cultura de queixas e reclamações para assumir uma cultura espiritual de gratidão. Novamente Paulo nos exorta: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1Tess. 5.18). Nem sempre é fácil, mas esta atitude liberta-nos do negativismo, do mau humor, da ansiedade e até da depressão.


Pratique Atos de Bondade

A marca registrada do cristão é o amor ao próximo. É o próprio Senhor Jesus quem coloca este distintivo no lado esquerdo do peito dos seus discípulos: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13.35). Esta é a nossa marca, é o que nos distingue numa sociadade indiferente. Para tornarmos a sociedade um pouco melhor, não é necessário uma revolução; basta tornarmo-nos um pouco melhores, menos egoístas. Praticar atos de bondade não depende da bondade da outra pessoa em relação a mim, mas da minha decisão em ser uma pessoa bondosa e pronto! Pessoas bondosas são pessoas felizes.


Aprenda a Perdoar

Ninguém que alimenta uma amargura pode ser feliz. A amargura corrói interiormente, mina-lhe a vida, fá-la definhar emocional e espiritualmente.

O ressentimento e a amargura são forças negativas bloqueadoras da felicidade. “Queres ser feliz por um dia? Então vingue-se. Queres ser feliz por toda a vida? Então perdoe!” Perdoar não tem a ver com sentimentos, mas sim com escolhas. Decidir perdoar é escolher ser feliz. Como disse no início, para ser feliz não tem fórmulas mágicas e sim atitudes a ser tomadas.


Investe Tempo e Atenção em Sua Família e Amigos

Ninguém pode construir seu projeto de felicidade isoladamente. Fomos criados com esta necessidade. Somos um ser essencialmente social. Nem Jesus vivia isolado! Ele era um ser social e sociável. Relações pessoais fortes são dos mais poderosos fatores para a saúde mental e emocional.


Cultive Sua Vida Espiritual

A dimensão espiritual é fundamental para a construção da felicidade pessoal.

Cultivar essa dimensão em nossas vidas implica a prática da meditação, da oração e da comunhão. Todos temos a tendência natural de nos preocupar com algo, mas isso não pode tornar-se uma obcessão em nossas vidas, vivermos ancioso o tempo todo. Se assim o for, esta ansiedade será traduzida por Deus como desconfiança em Sua Pessoa e nos Seus cuidados para conosco. E isso Jesus nos advertiu em forma de sermão mesmo (Mt 6.25-34).

Quando Jesus enfatizou a ansiedade como problema, o que Ele diagnosticou como causa, foi a falta de confiança real no Deus real, no Deus que cuida, que é Pai, que está atento, que se dedica a ervas e pássaros, e, portanto, tem muito mais razão para cuidar da existência humana. E tudo quanto Jesus disse acerca da ansiedade, se faz concluir com um convite a entrega total à confiança no reino de Deus; ou no Deus que reina sobre a vida; especialmente sobre os detalhes mais sutis.


Concluímos dizendo que conhecer Jesus é conhecer a fonte da vida equilibrada, da vida plena. É ser feliz de verdade. É ter vida com abundância.

Soli Deo Glória!




Pr. Samuel S. Silva é Articulista, Teólogo e Pedagogo. Prfº da COMACEP (Comiss. para Ação Educativa Evang. nas Esc. Públicas). Membro da CGADB. Missionário credenciado pela SENAMI. Pastoreia a Ass. De Deus em Missão – ADM em Almada, Portugal - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.