O Dia das Mães

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 8
PiorMelhor 

Em maio de 1905, começou nos Estados Unidos, no estado da Virgínia Ocidental, a história do Dia das Mães na tradição cristã. Anna Jarvis, filha de pastor, perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. Sob a influência de algumas amigas, preocupadas com sua tristeza, resolveu fazer uma festa em homenagem à sua mãe e todas as outras mães do mundo, vivas ou mortas. Iniciou, então, um movimento para instituir um dia em que todas as mães fossem homenageadas, com o objetivo de fortalecer a família e desenvolver o respeito aos pais.

Em 1910, Willian Glasscock, governador da Virgínia Ocidental, adotou o Dia das Mães como o segundo domingo de maio que passou a fazer parte das datas comemorativas do estado. A partir de 1914 todo o país passou a comemorar a data como Dia Nacional das Mães, por iniciativa do presidente Woodrow Wilson. Depois disso, outros países passaram a fazer a mesma comemoração.

No Brasil, a Associação de Moços de Porto Alegre foi responsável pelo início das comemorações a partir de 1918. Em 1932, para comemorar o dia das mães, o presidente Getúlio Vargas fez do segundo domingo de maio um feriado oficial.

A data ganhou, no decorrer dos anos, uma conotação comercial. De fato, até hoje, o comércio varejista explora cada vez mais a data. Segundo pesquisa do Serasa, 2008 terá o Dia das Mães mais rentável desde 2006, na avaliação de executivos do comércio. E na região Centro-Oeste, 59% dos empresários varejistas esperam aumento do faturamento em relação à mesma data em 2007.

Anna Jarvis, a idealizadora da data, arrependeu-se da iniciativa que tivera, por causa da perda dos propósitos originais e pela excessiva exploração comercial, principalmente, em sua época, pelos comerciantes de cravos brancos, que simbolizam a maternidade. Entrou na justiça para cancelar a data e promoveu manifestações públicas. Nunca chegou a ser mãe e faleceu, aos 84 anos de idade, em 1948, sem conseguir cancelar o feriado.

Nós, mulheres, como filhas e como mães, sabemos que todas as homenagens às mães são justas; temos o privilégio dado por Deus de assumir esse papel fundamental na construção do caráter de nossos filhos. Freud, no início do sec. XX, mostrou que as vivências infantis são determinantes principais de distúrbios na idade adulta. A saúde mental depende da estruturação da personalidade nos primeiros anos de vida. A idéia de Anna Jarvis de fortalecer os laços familiares pode concretizar-se no relacionamento que temos com nossos filhos e na inevitável influência que temos sobre eles. Além dos valores herdados de nossas próprias mães, podemos nos espelhar nas qualidades demonstradas por mulheres que serviram e servem de exemplo como mães. Dentre tantas, quero lembrar de três, de diferentes épocas, de distintos contextos.

Ana, mãe do profeta Samuel, é exemplo de oração, de persistência na busca da bênção divina, e da renúncia de seu direito sobre o filho para dedicá-lo ao serviço do Senhor mesmo antes de seu nascimento. (1 Sm 1). Já no séc. XVIII, Suzana Wesley, também uma mulher de oração, conhecida pela disciplina com que criou os filhos, deu ao mundo John Wesley, um dos maiores pregadores da história e fundador da Igreja Metodista. Em nosso tempo, podemos lembrar de uma das mulheres mais influentes do mundo, Hillary Clinton, que apesar de suas inúmeras atividades profissionais, de seus compromissos políticos, reconhece que “o tempo com qualidade gasto com os filhos é o mais importante”, segundo ela mesma diz.

Esses exemplos nos inspiram, como mães, desde a concepção do filho, a sermos uma presença positiva para educar e deixar um grande legado espiritual, emocional e moral aos nossos filhos. Que o Espírito Santo nos oriente a isso.



Referências:

Anna Jarvis - Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Anna_Jarvis
disponível em 7/5/2008

As Letras Tortas
http://www.asletrastortas.blogger.com.br/2007_05_01_archive.html
disponível em 7/5/2008

Como surgiu o Dia das Mães
http://www.assembleiadedeus.org.br/portal/historia.php?id=254
disponível em 7/5/2008

Dia das Mães
http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diamae.html
disponível em 7/5/2008

História do dia das mães – Origens, Comemorações e Significados
http://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm
disponível em 7/5/2008

Homenagem a Anna Jarvis... e à tua mamã!
http://caleb-reis.blogspot.com/2007/05/homenagem-anna-jarvis-e-tua-mam.html
disponível em 7/5/2008

Lojas com horário especial
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=534436
disponível em 7/5/2008