Quem criou o mal?

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 23
PiorMelhor 


Quero compartilhar a experiência que tive ao receber uma mensagem por e-mail. Hoje é normal todos nós enviarmos e recebermos lindas mensagens que servem para melhorar a auto-estima, para divulgar alguma coisa ou propagar algo para conhecimento público. Recebi uma mensagem que me chamou muito a atenção.

Ela relata a resposta dada por um aluno cristão a seu professor ateu, que abriu um debate em classe quanto à existência do mal no mundo. O aluno faz uma defesa, que para aqueles com pouco conhecimento bíblico, parece lindíssima e muito boa de ser lida, aprendida e enviada a todos os amigos, cristãos e não cristão. Só que, infelizmente, o ensino repassado está errado, uma vez que contraria a Palavra de Deus. Uma parte do texto diz: "O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal."
Eu pergunto:

  • Se existe um criador para o bem, que com certeza foi Deus, logo não existiria um criador para o mal? Pois um é o oposto do outro.
  • Se a sua resposta for "Sim", Deus então não pode praticar a justiça, uma vez que Ele criou o bem e não pode fazer o mal, pois este é criação de outro deus, que não é Ele. Assim, o Deus a quem servimos não é Todo-Poderoso, como diz a Bíblia, pois Ele não tem todo o poder!
  • A Bíblia mente? Pra mim, nunca!
  • Deus não diz a verdade? Ele sempre diz a verdade! Não é filho de homem para que minta.
  • Antes de fazermos qualquer afirmação devemos ter conhecimento do que nos diz as Escrituras.

Vamos ler a Palavra?

  • Isa 45.5 - "Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; . . ."

  • Isa 45.7 - "Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas cousas." - O plano de Deus inclui todas as coisas (Ef 1.11) embora a responsabilidade pela prática do mal seja da criatura, não do Criador. (BÍBLIA ANOTADA p.897)

  • Isa 45.21 - "Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antigüidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura não o fiz eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim."

  • Deut 32.39 - "Vede agora que Eu sou, Eu somente, e mais nenhum Deus além de mim: eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão."

  • Lm 3.38 - " Porventura da boca do Altíssimo não sai o mal e o bem? De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados."

As pessoas têm um conceito limitado sobre o “mal“, ou seja, definem somente como coisas ruins praticadas pelos homens, tais como: roubos, crimes, guerras em todas as partes do mundo. AURÉLIO (o Dicionário) traz essa definição de mal em SEGUNDO PLANO com as seguintes palavras: contra a virtude, o bem, a justiça, o direito, a probidade, a moral, as boas normas.

Mas o mal não é somente isso, é tudo aquilo que podemos definir como algo ruim que nos aconteça e, não necessariamente, somente aquilo que o homem pratica com objetivo de prejudicar a outrem ou o que o inimigo de nossas almas faz contra nós. AURÉLIO traz essa definição em PRIMEIRO PLANO - aquilo que é nocivo, prejudicial, mau; aquilo que prejudica ou fere; aquilo que se opõe ao bem, à virtude, à probidade, à honra; estado mórbido, moléstia, enfermidade, calamidade e outros.

Dessa forma, temos de analisar, pela Palavra, que Deus, o único Deus e Senhor Todo-Poderoso, é também o criador do mal e Ele o faz com único e exclusivo objetivo de praticar a justiça e o juízo, a fim de que o bem prevaleça sempre, nos céus e na terra.

Continuemos com as leituras bíblicas:

  • Deut 32.40-41 - "Levanto a minha mão aos céus, e afirmo por minha vida eterna: Se eu fiar a minha espada reluzente, e a minha mão exercitar o juízo, tomarei vingança contra os meus adversários, e retribuirei aos que me odeiam" - Deus é absolutamente soberano (v.39 acima) e, por fim, há de julgar os inimigos de Israel.

  • Jó 34.10 - " Pelo que, vós, homens sensatos, escutai-me: Longe de Deus o praticar ele a perversidade, e do Todo-Poderoso o cometer injustiça.

  • Jó 34.11 e 12 - " Pois retribuirá ao homem segundo as suas obras, e faz que a cada um toque segundo o seu caminho. Na verdade, Deus não procede maliciosamente; nem o Todo-Poderoso perverte o juízo."

  • Am 3.6 - " Tocar-se-á a trombeta na cidade, sem que o povo se estremeça? Sucederá algum mal à cidade, sem que o Senhor o tenha feito? - também é uma passagem que fala de juízo contra o povo se distanciou pecando contra Deus. " Normalmente, porém, o ponto de vista comum é que causas morais estão por trás dos maus eventos, bem como por trás das coisas boas. Essa idéia da Lei Moral da Colheita segundo a Semeadura. O texto de Am3.6, como é óbvio, está alicerçado sobre causas morais que fazem Deus agir conforme Ele age. Essa noção diz que a vontade é suprema e atua às expensas da razão e da moral (conforme entendemos a moral). Mas a vontade divina, na realidade, opera em consonância com as propriedades da causa e efeito das leis morais." (O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO - VERS POR VERS. p.3514)


Resumindo, o homem, logo que foi criado, recebeu da parte de Deus, um presente maravilhoso, como prova do Seu amor, obteve o livre arbítrio, ou seja, a oportunidade de escolher o que deseja fazer: o bem ou o mal. Só que, quando escolhe o mal, ele pratica a perversidade, a iniqüidade, e assim peca contra o seu Criador. Dessa forma, Deus precisa se utilizar do mal para que a justiça prevaleça. Logo, não podemos nos esquecer da lei da semeadura "aquilo que o homem plantar, isso colherá."

Quando Adão estava no Éden, Deus lhe deu escolha: a vida (árvore da vida, dando-lhe vida eterna) ou a morte (árvore do bem e do mal). Infelizmente, ele escolheu a morte. Por causa disso, temos a morte como salário do pecado.

É comum ouvirmos pessoas perguntam que Deus é esse que permite crianças morrerem de fome; e furacões, terremotos, doenças, pestes matarem milhões. Entretanto, a Bíblia nos diz que a própria natureza geme e suporta angústias até agora, pois ela foi arrastada para o mal com a queda do homem (Rm8.22). Jeremias diz: "Até quando estará de luto a terra, e se secará a erva de todo o campo? Por causa da maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; . ." Jr 12.4. Assim, O MAL NÃO É AUSÊNCIA DE DEUS, pelo contrário, ele nos revela que há um Justo Juiz e, tudo que sofremos na terra são conseqüências de péssimas escolhas.

Esse é um tema que poderíamos comentar por horas, escrever muito sobre ele e ler diversos versículos bíblicos. Poderíamos ainda discutir cada definição do mal, os problemas do mal, lei da semeadura, juízo, justiça humana e divina, indagações dos profetas como Habacuque, Jeremias, e outros sobre a demora de juízo, bem como outros temas ligados ao assunto. Mas espero que essas poucas linhas sirvam para que venhamos a ter mais interesse pela Bíblia, a fim de sabermos falar melhor da nossa fé e do nosso Deus.

Para concluir, deixo uma indagação. A tradução para a língua portuguesa de Salmos 1:2, feito por judeus, diz o seguinte: “mas, ao contrário, se volta para a Lei do Eterno e, dia e noite, a estuda.” Muitas das nossas traduções bíblicas dizem “medita“. Por esse motivo aprendemos somente a meditar, no sentido de refletir. O versículo 3 afirma: aquele que estuda “será como a árvore plantada junto ao ribeiro que produz seu fruto na estação apropriada e cujas folhagens nunca são como o feno que o vento espalha”. Será que temos estudado a Palavra para sermos árvore junto ao ribeiro ou estamos apenas fazendo reflexões com pouco aprendizado?