Vídeo: Pr. Oséias Viana ensina sobre o galardoamento dos salvos

Vídeos - Vídeos

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

O pastor Oséias Viana foi o pregador da noite dominical. Em sua fala, mostrou como o crente será recompensado quando se apresentar diante de Deus no tribunal de Cristo, quando todos prestarão contas de suas obras na vida terrena.

(veja o vídeo)

Somente os salvos participarão do tribunal de Cristo. Para explicar isso, o pregador fez analogia aos antigos Jogos Olímpicos: para ganhar a coroa, o participante deveria ser cidadão grego; não bastaria ser um bom atleta. Da mesma forma, quem tiver boas obras mas não reconheceu Cristo como seu Salvador não terá a oportunidade de concorrer aos galardões. "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (Jo 3.3) E a salvação não depende das obras mas depende da fé.

Há diferença entre salvação e galardão. O pastor Oséias leu o texto de 1 Co 3.10-14: "Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pór outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." Assim, alguns não receberão galardão porque suas obras não foram aprovadas mas ainda assim terão garantida a sua salvação.

O pregador mostrou ainda a razão da salvação não depender das obras: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie..." Ef 2. 8,9. A salvação é dádiva de Deus. Para termos a vida eterna, basta crermos que o sangue de Jesus é o pagamento pelos nossos pecados.

Tendo a salvação assegurada, o nosso trabalho é que definirá que galardão ou que coroa receberemos. Madeira, feno e palha significam as obras que não permanceram, que não deram frutos para a eternidade, mas que foram realizadas principalmente buscando o benefício de seu autor. Quem edifica com materiais eternos receberá o seu galardão. Aqueles cujas vidas foram infrutíferas serão envergonhados naquele dia.

Serão recompensados naquele dia:

- Os que resistem às tentações: "Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tg 1.12).

- Os que se mantiverem fiéis: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Ap. 2.10.

- Os que se abstém dos prazeres do mundo em prol das bençãos eternas: "E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível." (1 Co 9.25).

- Os que ganharam almas para o Reino de Deus.

- Aqueles que permaneceram em retidão e amam a vinda do Senhor: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." 2 Tm 4.5.

- Os pastores que cuidaram do rebanho de Deus sem usá-lo para propósitos pessoais: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganáncia, mas de ánimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória." (1 Pe 5.2.)

- Aqueles que auxiliam o pastor com orações, trabalhos e contribuições: "Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão." Mt. 10.41.

- Todos os que vencerem. Estes comerão da árvore da vida (Ap. 2.7), comerão do maná escondido, receberão uma pedra branca com um novo nome (Ap. 2.17), terão poder sobre as nações (Ap. 2.26), receberão a estrela da manhã (Ap. 2.28), terão o direito de sentar-se com Cristo em seu trono (Ap. 3.21), herdarão todas as coisas (Ap. 21.7).

Ao final do culto foi feito o apelo e 5 almas decidiram-se por Cristo, aceitando-O como Salvador e entregando suas vidas a Ele.