Um dia para quem é de todos os dias! - Dia do pastor

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 7
PiorMelhor 

Conceito pastoral

É aquele que é vocacionado para liderar, ensinar, amar, corrigir, motivar, governar, valorizar pessoas e muito mais. Homem de Deus com dupla função: profeta atua na horizontal, recebe do céu e comunica a mensagem de Deus ao homem na terra. Sacerdote atua na vertical, recebe na terra das pessoas e intercede em oração perante Deus.

Ponto de vista legal, é um agente social do bem visando promover o bem coletivo no meio de uma sociedade onde está inserido.

Obs. Toda definição acaba sendo pobre e insuficiente para definir o que é o pastorado. Palavras não o definem, atitudes definem porque vão além das formalidades inerentes ao título. Só sabe o que é ser pastor quem é pastor! Em suma o que levaria uma pessoa a esquecer suas prioridades para usar seus talentos, habilidade, sentimento e vitalidade diuturnamente focando o bem estar de outrem? Só um chamado especial divino explicaria isso! J0 10.11b “o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas!”

O chamado pastoral

  • Ser pastor não é uma decisão unilateral do ser humano, deve partir da pessoa de Deus, quem não é chamado por Deus terá carreira ministerial curta, desistirá diante dos obstáculos, o chamado por Deus irá até o fim, sua longevidade esta garantida por Deus nada pode tirá-lo do seu foco Rm 8.35-39

35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.


O ministério é uma dádiva imensurável humanamente Ef 4.12


11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.


Visando o aperfeiçoamento dos santos, a razão pelo qual Deus constituiu pastores. É sugestivo pensarmos que a santidade justifica a dádiva divina aos homens.

  • Só santos valorizam a pessoa do pastor

  • Só santos valorizam o pastorado do pastor

  • Só santos se aperfeiçoam em função do ministério pastoral

O oficio pastoral

Sua abrangência está pautada na responsabilidade com Deus e com o seu rebanho At 20.27-28

27 Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. 28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.


Responsabilidade consigo mesmo! I Pe 5.2-4!

2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.


O que lhe é devido Hb 13.38

17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.


O pastor é um sonhador “um vendedor de sonhos”, é alguém que se realizar com o sucesso de suas ovelhas; em muitos momentos é um sofredor incompreendido, um líder amoroso sem reconhecimento, um idealista, um empreendedor e um defensor do reino de Deus junto a uma multidão com a sensação que está completamente só. Mas na sua fraqueza fortalece a muitos, na sua tristeza alegra a muitos, na sua pobreza enriquece a muitos, a sua dor restaura a muitos... Is 41.6 Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.


Como amamos ser pastor! Deixo aqui minha homenagem a todos que foram chamados por Deus para este santo ministério!

Eis aqui o nome de alguns que como eu vivem as experiências do santo ministério. Na pessoa deles estendemos a homenagem e reconhecimento aos demais:

Pr. Antonio Dionízio as Silva, Ivaldo Leôncio, Carlos Chaves, Jorge franco, David Duarte, Orlando Monteiro, Sergio Jara, Elias Longo, Nichermon Henrique, Darci Cruz, Sergio Castro, Jacob Mélo, Julinei Ferreira, Oziel Viana, Paulo Silva, Silvano da Costa, Geremias Mendes, Clodoaldo de Jesus, José Moraes, Crispim Serrano, Petrônio Loves, Ercílio Pereira da Silva, Carlos Nascimento, José Pires, José Barbosa, Lídio Lopes e outros.


É impossível dissociar um homem de Deus do seu chamado, de seus talentos, de seus valores, de sua visão e de sua missão. Avante sempre!”


Pr. Jean Girard

Secretário adjunto COMADEMS

Co-pastor IADCG-MS