Adoração e louvor na terceira idade

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 
Ter uma vida longa aqui na terra é benção de Deus. Porque Deus nos criou para a sua glória e enquanto temos fôlego de vida podemos louvar ao senhor e ser um grande instrumento nas mãos dele. Biologicamente as células unidades constituintes de nosso corpo, desde o momento de sua concepção entram num ciclo de vida que compreendem divisões sucessivas, crescimento e morte. Algumas morrem, enquanto as demais prosseguem em seu ritmo normal repetindo o seu ciclo regenerador. Isto ocorre ao longo de toda a existência em todos os órgãos e sistemas de nosso corpo.
Com o passar da idade as etapas desse processo vão sofrendo alterações, quer seja na produção de seus componentes ou no resultado de seu trabalho fisiológico. Na área de saúde costumamos classificá-las como alterações metabólicas que em ultima analise são alterações bioquímicas no microambiente celular. Essas alterações provocam o envelhecimento.
Tanto fatores internos quanto externos ao nosso organismo podem desencadear essas alterações celulares. Daí vem a necessidade de bons cuidados com a alimentação e com os ingredientes dos cremes e sabonetes para o uso pessoal. De uma forma mais abrangente, nossa atenção deve ser ampliada para proporcionar ao corpo uma qualidade de vida adequada a sua faixa etária e se possível a cada dia.
À medida que os anos vão passando o corpo diminui a capacidade regenerativa de seus constituintes por isso, mudanças físicas e emocionais que são naturais muitas das vezes expõem a perigos a qualidade de vida dos idosos.
Idosos tendem a ter rugas, algumas manchas na pele, mudança da cor dos cabelos para cinza ou branco, diminuição da capacidade visual e auditiva, perda de habilidades que envolvam a coordenação motora, funções neurológicas diminuídas como o raciocínio e a memória e podem desenvolver ainda a incontinência urinária, hipertensão, diabetes e ate mal de Parkinson e mal de Alzheimer.
Todo o processo de envelhecimento sob o aspecto fisiológico é uma ciência maravilhosissíma não diferindo da beleza expressa no processo antagônico do desenvolvimento embrionário.
E os salmistas cantam essas belezas como David que diz:
Eu te louvarei, Senhor! Os meus ossos não te foram encobertos quando no oculto fui formado. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe e no teu livro todas as coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem uma delas havia. E quão preciosas são para mim os teus pensamentos!
Teologicamente poderíamos dizer que os pensamentos de Deus para o ser humano são tão grandes e preciosos que o fez criar dotando-o de corpo, alma e espírito.
Cujo corpo pudesse vir a ser o templo do espírito santo e todo o seu ser se transformarem num verdadeiro altar de adoração ao único e poderoso Deus criador e Jesus Cristo a fonte inesgotável de vida.