Projectos de trabalho

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Uma metodologia aplicada na ADM-Lisboa com assessoria pedagógica da Ms. Laudicéa


Amo escrever - celebrar a vida com pequenas poesias, nas horas de lazer - fazer resenhas - criar jograis contextualizados com temas e eventos. Gosto de fazer e desenvolver Projectos de Trabalho - Celebrar os resultados - nem se fala.
Gosto dos Projectos porque com ele consigo envolver todos os que têm vontade de fazer a obra e muitas vezes não a fazem com eficiência porque não sabem como fazer, por onde e que procedimento ter para alcançar suas metas, além de terem objectivos vagos. Ainda bem que temos o Espírito Santo que não nos deixa só - além de ser dele o querer e o efectuar. Nada a temer!

O Pr. João Barbosa como não poderia deixar de ser em tudo que faço - foi o meu grande incentivador dos Projectos - No ano 2000, depois de nos debruçarmos 6 meses aproximadamente sobre a Pedagogia de Projectos - essa nova forma de trabalho participativo, definiu que aplicaríamos esta proposta inicialmente na Escola Dominical em que estivéssemos actuando - lógico que assim fizemos com a permissão do então, Pastor da Igreja.

Dessa forma, após muita pesquisa e considerações, ajustamos a Pedagogia de Projecto ao ensino bíblico - e sete anos são passados de majestosos resultados para glória de Deus Pai.
No ano 2000 - no Brasil apresentamos o nosso primeiro Projecto de Trabalho - "BRASIL 500 ANOS" .
Projecto desenvolvido em uma Escola Bíblica Dominical, da qual davámos nossa
cntribuição - na frente da igreja o Pr João Barbosa reuniu 2000 crianças aproximadamente, acompanhadas de seus familiares e dezenas de convidados - que ao som do hino nacional brasileiro executado por uma banda de música e de uma bandeira brasileira hasteada, participaram do projecto e desenvolveram acções de caráter cívico e religioso proclamando salvação para esta nação - no seu meio século de existência.
A solenidade teve sua culminância com o plantio de duas mudas de pau-brasil à cada lado do jardim daquela congregação. As árvores foram plantadas por duas pequenas crianças do Maternal da EBD e representam a longevidade dessa obra aplicada ao ensino bíblico dominical.
A COMADEMS nos oportunizou desenvolver a Pedagogia de Projectos fora do Brasil - através do nosso querido Pastor Antonio Dionízio da Silva.
O gostoso de se trabalhar com a Pedagogia de Projectos é que podemos desenvolver ações de curta ou de longa duração de forma participativa, emplogante e, mesmo porque é característica dessa Pedagogia a flexibilidade e o ajuste de acordo com novas necessidades e situações que se apresentam dentro de um planeamento (como falam aqui).
A sua fundamentação considera o homem um ser social capaz de transformar-se e de transformar o mundo que o cerca. Tais conceitos nos levam a pontuar que o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo é o instrumento que ao ser pregado, ensinado - realiza transformação no homem que se arrepende dos pecados e aceita a Cristo como unico e suficiente Salvador, habilitando-o através do seu testemunho a transformar o mundo que o cerca.
Talvez alguém pergunte - O que é, mesmo - Um Projecto?
"A palavra Projecto significa: plano de construção para relizar qualquer acto,
intento de fazer alguma coisa.
Projecto também é um empreendimento ousado.
A Pedagogia de Projectos tem como eixo básico a participação com iniciativas
diversificadas a partir de um facto real - uma situação que se pretenda transformar".
Portanto, transformação - mudança de vida - novas expectativas, são objectos de
trabalho da ADM-Lisboa para a nação portuguesa, cumprindo o Ide imperativo de Jesus Cristo.