O INCONFORMADO JABEZ

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

alt

por Pr. Angelo Santos

Nós vamos meditar hoje em um personagem bíblico, que aparece em um dos livros que desanima até o mais valente estudioso da Bíblia, o livro de CrônicasOs primeiros 9 capítulos de Crônicas registram a arvore genealógica oficial das tribos de Israel. No capitulo quatro aparece uma pessoa chamada Jabez, que interrompe uma sequência de 44 nomes, e aparece à vida deste homem. Parece que o autor interrompe, por que ele quer nos apresentar uma historia de sucesso, concretizada através de uma oração. A Bíblia não menciona o nome de seus pais e irmãos, também não menciona a maneira que a sua mãe sofreu, é comum à mãe sofrer no parto, algumas dores, mas a Bíblia não menciona o porquê do sofrimento da mãe de Jabez, talvez o parto foi traumático, emocional, o pai poderia ter abandonado ela durante a gestação ou poderia ter morrido, talvez a situação financeira da família não era boa, ou ele não era um filho esperado. Somente Deus para saber a real situação da mãe de Jabez para colocar o nome em uma criança com significado de “dor”, Jabez cresceu sofrendo “bullying”, um nome que nenhuma criança desejaria. Naquela época o nome era frequentemente colocado na criança como um sentimento ou profecia, exemplos: Jacó: suplantador, Noemi colocou o nome de seus filhos de Malom e Quiliom, que significa franzino e debilitado, e assim que eles eram, morreram ainda jovens. Salomãosignificava paz, tornou-se o primeiro rei de Israel a reinar sem precisar ir à batalha.  Um nome com o significado “dor” não era um bom pressagio para o futuro de Jabez.

alt

Apesar da poucas perspectivas, Jabez encontra uma saída, ele cresce ouvindo de um Deus que havia libertado seus ancestrais da escravidão, que os resgatara de poderosos inimigos e os colocara numa terra de fartura, Jabez acreditava e confiava neste Deus de milagres e novos começos, que Ele (Deus) fez tudo isso para seus ancestrais, por que não fazer por Jabez? Ele decidiu dar um basta na sua situação, como você pode dar uma basta, você está na igreja, mas o coração está amargurado, prendido por coisas do passado, mãe e pai seu filho te deu dor, mas hoje Deus irá dar um basta nisso... Como Jabez ore a Deus pedindo o melhor Dele para a sua vida.

 

Pedi, prometeu-nos Jesus, “e dar-se-vos-á” (Mateus 7:7). “Nada tendes, porque não pedis”, disse Tiago 4.2. A bondade de Deus não tem limites, mas se ontem você não lhe pediu uma benção então você não recebeu aquilo que poderia ter ganho.  É este o problema se você não pede a benção de Deus, deixará de receber aquelas que são concedidas apenas mediante seu pedido. Da mesma forma que um pai se sente honrado por ver um filho pedindo a sua benção, nosso pai se agrada em atender generosamente quando a benção dele é tudo o que você mais quer.

alt

Jabez decide colocar um ponto final na sua historia de dor, ele enche o peito, e solta a voz dizendo: “Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras, fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.” Parece que vejo Jabez pegando uma folha em branco e assinando e entregando a Deus, por assim dizer: Senhor, se me abençoares e me guardares, e fizeres o que quiseres comigo, estarei às tuas ordens e a tua disposição para sempre.          E o versículo 10 termina dizendo assim: E Deus atendeu a sua oração, outra tradução diz: E Deus lhe concedeu o que ele tinha pedido. Qual foi o sucesso da sua oração: Deus lhe concedeu aquilo que ele havia pedido; o precioso e bendito nome do Senhor fez com que ele prosperasse extraordinariamente, e lhe deu sucesso em todos os seus empreendimentos, estudos, em seus negócios terrenos, nos seus conflitos, e assim ele se tornou o mais respeitado em sua famila. Desde a antiguidade Deus esteve pronto para ouvir a oração e os seus ouvidos jamais estiveram fechados para nos ouvir.