Comportamentos que auxiliam no seu relacionamento profissional e pessoal

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

alt

No mundo, não há como viver isolado da civilização, quer na vida pessoal ou no meio coorporativo, sempre acabamos esbarrando em outras pessoas, colegas profissionais, amigos pessoais enfim, pessoas que todos os dias topamos em algum momento. Uma coisa é certa, não é salutar viver isolado, é necessário conviver bem com todas estas, para assim,realizarmos algo juntos. Como posso melhorar meus relacionamentos? Como lidar com diferenças de opinião, visão, formação, cultura, comportamento entre outras...? 

Segue aqui algumas dicas importantes:

 Conhece-te a ti mesmo – “Sócrates”. (AUTOCONHECIMENTO).Conhecer a si mesmo é sem dúvida alguma, essencial para administrar bem os relacionamentos e assim saber quais impactos causaram em outrem, e o que nos incomoda. Exemplo: Alguém que seja dinâmico e objetivo, quando desenvolve um projeto, gosta de agir sozinho e com rapidez, o que, sem dúvida causaria conflitos na interação com outro colega de perfil mais cauteloso e metódico, porém se um dos dois tiver autoconhecimento, poderá utilizar-se de estratégias que com certeza vão minimizar conflitos em um relacionamento.

Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. (EMPATIA). Um dos princípios mais simples do mundo e também um dos mais eficazes é: Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Imagine o mundo se, as lideranças tratassem os liderados como quisessem ser tratados, e vice-versa? Procure enxergar além do seu próprio umbigo, procure ampliar sua percepção usando a visão de outras pessoas; e por fim, entre muitas coisas que podemos praticar, pratique saber Ouvir. Tenha habilidade social de fazer afirmações de seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, sem violar o direito das outras pessoas. (ASSERTIVIDADE). Não basta só ouvir, em relacionamento saudável é preciso se expressar corretamente, não tenha medo de colocar suas ideias, vontades, desejos e opiniões, deixe que as pessoas o conheçam de verdade, e assim possam lhe ajudar.

Tenha carinho, afeto e amizade. (CORDIALIDADE). Dentre as prioridades em um Relacionamento Interpessoal no trabalho está a “Cordialidade”, um “Bom dia” ou “Obrigado” olhando nos olhos de uma pessoa, pode ser um facilitador em um bom relacionamento em todas as circunstâncias profissionais e pessoais. Por fim, seja “Ético” em tudo, não ultrapassando os limites da convivência humana que exige respeito e equilíbrio. Vale muito a pena investir em tudo o que citamos, por que na verdade, os relacionamentos são as faculdades da vida para um crescimento e desenvolvimento Pessoal.