Artigos

Prepare uma nova geração

Artigos - Artigos

(Salmos 78:4-6)- Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez.- Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos;

Este Salmo traz no seu bojo as grandes misericórdias que Deus derramou sobre seu povo, sendo que esse povo tenha lhes trazido tristeza, porém Deus não lhes abandonou. Os pecados que eles praticaram e muito daquilo que cometeram a grande misericórdia do Senhor sempre esteve com eles. O Salmo mostra a historia de um povo marcado pela misericórdia de Deus, o salmista chama a nossa atenção para escutar a lei do Senhor, em outras palavras o que o salmista queria dizer era, seja, obediente a minha lei, a bíblia aqui literalmente a “torá”, o ensino, a orientação, a instrução. O salmista fala aqui como um profeta, um mensageiro de Deus, ele requer dos líderes que sejam pragmáticos imprimindo na mente dessa nova geração a convicção de que a desobediência traz transtorno para nossa vida. Muitos pais por negligenciar a maldade chegam a ser destruidor de seus próprios filhos. Cada nova geração deve redescobrir os propósitos de Deus para que seja praticada para que cada geração renove sua esperança em Deus.

Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos. (Salmos 78:7)

EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS DEVEMOS AVANÇAR OLHANDO PARA FRENTE.

São muitas as dificuldades que enfrentamos em todas as áreas da vida, mas a jornada cristã é muitas vezes comparada a corrida na Bíblia, que exige dos corredores uma boa dinâmica.

Em 2 Timóteo, capítulo dois, o apostolo Paulo usou comparações entre um soldado, um atleta e um lavrador os quais devem disciplinar a si próprio.

Esses devem estar dispostos a se sacrificar para alcançar os resultados desejados. Como soldados devemos obedecer a disciplina rigorosa, como atleta devemos treinar muito e seguir as regras estabelecidas, como lavrador devemos trabalhar arduamente e ser pacientes.

 

A paciência revela nossa fé, sabemos que Deus sabe qual o melhor tempo para tudo e que ele é onipotente e também amoroso.

O QUE FAZER EM MEIO A CRISE?

Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. (Miquéias 7:7)

A crise na verdade é uma grande escola, ela tem um grande valor pedagógico, aqui o profeta se queixa da impiedade dos tempos, ou seja, as crises em que vivia a situação na verdade era ruim, mas não é desesperadora, contudo há esperança para a igreja, para todos nós que esperamos no Senhor.  Afinal devemos recorrer a Deus em nossas aflições, o profeta apresenta sua visão, “eu porem olharei para o Senhor”, essa deva ser também a nossa visão focando os olhos em Deus.

 

 

UM NOVO COMEÇO

Artigos - Artigos

Ele descerá como chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra. (Salmos 72:6)

Esse Salmo é uma oração, o Salmo anterior foi escrito por Davi quando este se encontrava em idade já avançada, e havia uma perspectiva que seu filho Salomão estava próximo de assumir o comando de Israel. Davi orava pedindo a Deus que concedesse a seu filho um coração temente, amável, entendido e que fizesse dele um homem, um líder. O melhor que podemos pedir para nossos filhos é que sejam abençoados e que Deus lhes dê sabedoria e graça para saber caminhar na direção certa, isto é, com Deus.

Ainda que Davi tenha passado por muitas dificuldades na família, todavia uma coisa é certa, o caminho do Senhor foi sua maior bandeira, isto ele passou para seu filho. Deus esquadrinha o nosso coração, isto é, nada, absolutamente nada fica escondido diante de Deus. Ele vê o mais profundo das nossas intenções. Davi havia exercido seu reino com justiça e juízo.

COMO CHUVA SOBRE A ERVA CEIFADA.

As chuvas são aqui usadas como a bondade e as bênçãos abundantes que o povo esperava. A chuva cai em todos os lugares e traz bênçãos para todos. Aqui a campina ceifada, a palavra hebraica correspondente significa “poda”, a colheita foi ceifada assim cai à chuva, havia chegado o tempo da chuva. A grande importância da chuva para os habitantes de uma região onde chove pouco se torna, como no hebraico, como chuvisco.

(Deuteronômio 32:2)- Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.

A expressão como a chuva sobre a erva ceifada nos remete sobre aquilo que foi deixado na terra para que possa voltar a crescer, ainda que tenha sido cortado e não sobre aquilo que foi arrancado de vez. Assim também é a palavra do Senhor que goteja uma chuva que umedece o solo que era duro e seco trazendo de volta o verde e os frutos.

COMECE DE NOVO.

Não desista! Não se entregue, é verdade que não podemos evitar as lutas que vêm sobre nós, porém, com a graça de Deus venceremos todos.

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. (Isaías 26:3)

Quando se sentir desanimado ou preocupado o segredo é agarrar as promessas já registradas na Bíblia e usá-las chamando-a para sua vida. Começar significa acreditar. Há uma canção posso crer no amanhã, porque ele vive, nunca é tarde demais é preciso se entregar de verdade, não seja como eu quero mais sim como tu queres.

Às vezes é preciso abrir mão do nosso eu, do nosso orgulho e vontade própria, sem essas coisas não podemos encontrar a fé e a confiança que tanto precisamos do Senhor.

HOJE PODE SER UM NOVO DIA

Acredite nisso no inicio de um novo ano, que Jesus seja como chuva que desse sobre a campina ceifada, como aguaceiros que regam a terra. Quando parece que tudo esta perdido, olhe para ele, Jesus Cristo, que está sempre de braços abertos, pronto para lhes dar uma nova chance. Acredite no novo para sua vida!

Deixe a luz de Deus brilhar em você! Se seguirmos ao Senhor de perto, lendo sua palavra e praticando-a estaremos refletindo o seu espírito às pessoas que não conhecem a Deus. Manifestar o amor de Deus em nossas atitudes fará as pessoas acreditarem que existe um Deus de amor.

 

Temos que Ser Um...

Artigos - Artigos

Por Pr. Jessé Carlos - SP

Não era um dia qualquer em Campo Grande-MS; era o dia "D"...O dia do congresso da UMADECAMP, neste dia os corações dos Líderes estavam tomados de uma expectativa, pois , eles oraram, investiram dias e dias de um ano trabalhoso. Com uma equipe maravilhosa eles estavam prontos pra atingir alguns objetivos entre eles o maior de todos... "alcançar almas" sendo  instrumentos nas mãos do Senhor Jesus.

Coube a mim a missão de estar junto com eles, e confesso que me senti muito honrado... e por conta do empenho visível da equipe e de um líder determinado como o meu amigo Pastor Angelo Santos e seu companheiro e também amigo o  pastor Moises Pereira líder da AADECAMP , eu coloquei em meu coração o firme proposito de ser  fiel ao Tema e ao desafio proposto.

Em oração recebi do Senhor o objetivo de mostrar a JUVENTUDE de Campo Grande o importante papel de estarem unidos em meios aos desafios que esta época conturbada nos impõe. O texto é muito conhecido, muito lido, muito citado, mas não tem sido tão respeitado e poucos o tomam como um caminho a seguir.

LEIAM COMIGO SALMOS DE NUMERO 133:

Quão Bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. É como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Porque ali o Senhor ordena a benção e a Vida para Sempre.

Uma vida de União implica em no mínimo seis bênçãos direta, sendo elas:

Bondade

Prazer

Unção

Orvalho (refrigério em meio aos dias escaldantes)

Benção de Deus

Vida Eterna

 

Baseado na citação bíblica de Números 12 fica visível que Deus aborrece as ações que visam trazer através do descredito ou fofocas e picuinhas a desestruturação de qualquer trabalho ou departamento. A desunião provocada por conversas e fuxicos contraria a possibilidade de bênçãos. O Salmista sabendo disso ressaltou a necessidade de que compreendam os benefícios da união, que neste próximo tempo possamos entender que as bênçãos do Senhor alcançarão aos que buscarem este caminho em todos os níveis e áreas. A Bíblia apresenta vários nomes de irmãos que desunidos sofreram os  males de suas escolhas, nomes como Caim, Esaú, os irmãos de Jose e outros que caminharam para a morte algumas vezes alimentados por estes ressentimentos. Viva os benefícios de uma vida em união, seja mais parceiro, acumule mais amigos que dividas...

 

Viva Um Novo Tempo

Artigos - Artigos

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. (Isaías 43:18 e 19)

Deus determina esquecimento para o que já aconteceu, para os momentos de dor, tristeza, lutas, aflições, angústia e lágrimas. As grandes dificuldades podem gerar traumas, porém, tudo isso ficou para trás! Dê ouvidos ao Deus que transformou o mar vermelho em estrada, afundou carros, cavalos e cavaleiros e destruiu a força do exército inimigo.

O importante é que Deus fala de maneira nítida para que possamos entender. Ele diz que algo novo em um futuro bem próximo está para acontecer. Esqueça do passado, viva uma nova esperança. Aquele que prepara caminhos pelo mar também preparará um caminho no deserto e fará que rios brotem em meio a sequidão. O povo louvará e honrará o Deus Maravilhoso – El Shadai!

DEUS ESTÁ SEMPRE FAZENDO ALGO NOVO PARA NOS ESTIMULAR E TORNAR NOSSA VIDA MELHOR

Até mesmo no deserto Deus abre caminho e faz riachos. O longo período de sequidão passou. O Senhor promete conduzir ao lugar prometido. O perigo que corremos é perder a esperança, a fé e o foco, ou seja, abandonar a missão para qual Deus nos chamou. É através da fé que contemplamos o trabalhar de Deus em nosso favor. Ora, a fé está baseada na Palavra de Deus.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)

ACREDITE NO “NOVO” QUE DEUS ESTÁ FAZENDO

Apesar de tudo que já vimos Deus fazer e de toda experiência adquirida, ainda existe muito mais pela frente. Procure se concentrar nas promessas de Deus. Para que tais promessas venham se realizar, é necessário que haja mudança dentro de você e essas mudanças somente ocorrerão se você permitir. Ao permitir Deus te moldar, esta transformação influenciará outras pessoas através do seu testemunho. Devemos ter atitude, pois a orientação é para não temer!

Muitos vivem escravizados por um espírito de medo. O medo paralisa, enfraquece e impede a pessoa de usufruir a plenitude de Deus.  Para Deus trazer algo novo para sua vida é preciso viver uma experiência nova. Pense na unção de Deus na sua vida. Quando Deus nos concedeu seu Espírito Santo, não nos deu espírito de covardia, nem de medo. Não viva sem esperança, sem perspectiva, não se conforme com o fracasso, não deixe que o medo te impeça de alcançar as bênçãos de Deus!

Você quer benção em sua família, casamento, namoro, estudos, negócios, profissão, ministério? Aplique o princípio da prioridade, ou seja, dê prioridade a Deus. Obedeça a palavra do profeta de Deus, pois este é o ponto fundamental para alcançar a benção. A obediência traz bênção, enquanto a desobediência atrai maldição e leva tudo a perder.

Em 2016 Deus tem preparado para nós UM NOVO TEMPO, tempo de colheita, de crescimento, de coragem, de conquistas, quebra de paradigmas e renovo, basta nos colocarmos no centro da vontade do Senhor e deixar que o seu Espírito Santo nos guie neste caminho.

   

VENCENDO O INDIVIDUALISMO DO SÉCULO XXI

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

alt

Ao longo de sua existência, a Igreja tem enfrentado desafios sem conta.  Jesus preconizou essa realidade, como lemos em Mt 16. Esses inúmeros problemas continuam. À medida que se aproxima o retorno do Senhor Jesus, eles se avolumam e exigem incomum multiplicação de esforços da liderança, que deve trabalhar tenazmente para conservar a Integridade da Noiva de Cristo.

 

Dentre esses muitos problemas destaca-se o do INDIVIDUALISMO, na verdade uma herança milenar da sociedade humana e um grande impedimento ao projeto divino de Unidade do Corpo de Cristo. Deus sempre tem sido e sempre há de ser um DEUS TRINO. Isto significa que entre os três Membros da Trindade Divina não existe individualismo nem solidão.

O pluralismo das cortes angelicais. Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins foram criados em quantidades que vão além de nossa imaginação. Só se conhece um caso de individualismo, o de Lúcifer. Isto sugere que ele, Lúcifer, se tornou o pai do individualismo.  Ao formar Eva, Deus, além de anular a solidão de Adão, também impediu o surgimento do individualismo em seu coração.

EXEMPLOS DE INDIVIDUALISMO NA BIBLIA

alt

Ninrode, o líder da construção da Torre de Babel foi um dos primeiros individualistas. Os entendidos em línguas originais dizem que a expressão, PODEROSO CACADOR NA TERRA DIANTE DO SENHOR sugere claramente que Ninrode ousou desafiar o próprio Deus. Outro exemplo foi Saul, o rei que foi individualista desde os primeiros dias de seu reinado e que tentou usurpar o ofício sacerdotal.

O Individualismo se alimenta da vaidade e cresce em um ambiente de soberba, estimula a arrogância, também produz autoritarismo (veja os exemplos citados anteriormente), perturba a fraternidade, a comunhão e a unidade.

A DERROTA DO INDIVIDUALISMO NOS PERMITIRA ALCANCAR A UNIDADE PRECONIZADA POR CRISTO E PELO APOSTOLO PAULO

alt

Torna-se imperioso recordar que as Sagradas Escrituras dedicam muito espaço aos conceitos que estão inseridos nestes três vocábulos: união, unidade e comunhão. Embora cada um deles tenha seu próprio significado, no plano espiritual estão profundamente entrelaçados de modo que seria praticamente impossível discorrer sobre um sem levar em consideração os outros dois. A plenitude do sucesso da Igreja consiste em que seus membros estejam juntos (união), adotem os mesmos princípios (unidade) e compartilhem dos mesmos sentimentos (comunhão). Jesus orou ao Pai desejoso de que sejamos perfeitos em unidade.Paulo escreveu a respeito da unidade do Espírito, pois a verdadeira unidade é uma obra do Espírito e deve ser procurada e estabelecida pelo vínculo da paz. Pode haver unidade sem paz? Pode haver paz sem unidade? Esforcemo-nos por anular todo individualismo, continuemos juntos, mantenhamos a unidade e cultivemos a comunhão, até que Cristo volte.

 

O INCONFORMADO JABEZ

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

alt

por Pr. Angelo Santos

Nós vamos meditar hoje em um personagem bíblico, que aparece em um dos livros que desanima até o mais valente estudioso da Bíblia, o livro de CrônicasOs primeiros 9 capítulos de Crônicas registram a arvore genealógica oficial das tribos de Israel. No capitulo quatro aparece uma pessoa chamada Jabez, que interrompe uma sequência de 44 nomes, e aparece à vida deste homem. Parece que o autor interrompe, por que ele quer nos apresentar uma historia de sucesso, concretizada através de uma oração. A Bíblia não menciona o nome de seus pais e irmãos, também não menciona a maneira que a sua mãe sofreu, é comum à mãe sofrer no parto, algumas dores, mas a Bíblia não menciona o porquê do sofrimento da mãe de Jabez, talvez o parto foi traumático, emocional, o pai poderia ter abandonado ela durante a gestação ou poderia ter morrido, talvez a situação financeira da família não era boa, ou ele não era um filho esperado. Somente Deus para saber a real situação da mãe de Jabez para colocar o nome em uma criança com significado de “dor”, Jabez cresceu sofrendo “bullying”, um nome que nenhuma criança desejaria. Naquela época o nome era frequentemente colocado na criança como um sentimento ou profecia, exemplos: Jacó: suplantador, Noemi colocou o nome de seus filhos de Malom e Quiliom, que significa franzino e debilitado, e assim que eles eram, morreram ainda jovens. Salomãosignificava paz, tornou-se o primeiro rei de Israel a reinar sem precisar ir à batalha.  Um nome com o significado “dor” não era um bom pressagio para o futuro de Jabez.

alt

Apesar da poucas perspectivas, Jabez encontra uma saída, ele cresce ouvindo de um Deus que havia libertado seus ancestrais da escravidão, que os resgatara de poderosos inimigos e os colocara numa terra de fartura, Jabez acreditava e confiava neste Deus de milagres e novos começos, que Ele (Deus) fez tudo isso para seus ancestrais, por que não fazer por Jabez? Ele decidiu dar um basta na sua situação, como você pode dar uma basta, você está na igreja, mas o coração está amargurado, prendido por coisas do passado, mãe e pai seu filho te deu dor, mas hoje Deus irá dar um basta nisso... Como Jabez ore a Deus pedindo o melhor Dele para a sua vida.

 

Pedi, prometeu-nos Jesus, “e dar-se-vos-á” (Mateus 7:7). “Nada tendes, porque não pedis”, disse Tiago 4.2. A bondade de Deus não tem limites, mas se ontem você não lhe pediu uma benção então você não recebeu aquilo que poderia ter ganho.  É este o problema se você não pede a benção de Deus, deixará de receber aquelas que são concedidas apenas mediante seu pedido. Da mesma forma que um pai se sente honrado por ver um filho pedindo a sua benção, nosso pai se agrada em atender generosamente quando a benção dele é tudo o que você mais quer.

alt

Jabez decide colocar um ponto final na sua historia de dor, ele enche o peito, e solta a voz dizendo: “Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras, fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.” Parece que vejo Jabez pegando uma folha em branco e assinando e entregando a Deus, por assim dizer: Senhor, se me abençoares e me guardares, e fizeres o que quiseres comigo, estarei às tuas ordens e a tua disposição para sempre.          E o versículo 10 termina dizendo assim: E Deus atendeu a sua oração, outra tradução diz: E Deus lhe concedeu o que ele tinha pedido. Qual foi o sucesso da sua oração: Deus lhe concedeu aquilo que ele havia pedido; o precioso e bendito nome do Senhor fez com que ele prosperasse extraordinariamente, e lhe deu sucesso em todos os seus empreendimentos, estudos, em seus negócios terrenos, nos seus conflitos, e assim ele se tornou o mais respeitado em sua famila. Desde a antiguidade Deus esteve pronto para ouvir a oração e os seus ouvidos jamais estiveram fechados para nos ouvir.

 

   

QUEM É O MEU PRÓXIMO?

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

alt

Este título diz respeito a um dos clássicos dos ensinos do Mestre expresso em Lucas 10. 25 a 29. O certo doutor da lei de que trata a Bíblia, em seu diálogo com Jesus, mostrou-se exímio conhecedor dos ditames da lei judaica, porém, assoberbado, inquiriu a Jesus sobre a pessoa do seu próximo. Jesus com extrema sabedoria e presença de espírito, arquitetou uma narrativa alegórica, a chamada Parábola do Bom Samaritano, envolvendo nesta história a figura de um homem, vítima de cruéis salteadores, e de três personagens, um sacerdote, um levita e um samaritano. Deduz-se que o ‘certo doutor da lei’ tenha concluído, em sua linha de raciocínio, ser o sacerdote a principal figura nesta ordem de amor ao próximo.

Leia mais: QUEM É O MEU PRÓXIMO?

 

O HOMEM LIGHT COMO PRODUTO DA PÓS-MODERNIDADE

Artigos - Artigos

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

A pós-modernidade tem levado as sociedades a olharem com muita indiferença para a Religião e tem até mesmo provocado o surgimento de uma nova ética. A tendência pós-moderna é banir com o conceito de verdade absoluta, numa sociedade de pensamento plural. Sem compreender os valores e a cultura pós-moderna, torna-se difícil compreender as pessoas, os novos valores tanto sociais quanto individuais e provocar uma mudança.

Em seu livro El hombre light, Enrique Rojas faz uma descrição muito realista do tipo de homem que a pós-modernidade tem produzido, homem este que assume contornos muito negativos. Segundo ele, os produtos “light” deram origem ao homem “light” e à vida “light”, caracterizada pelo fato de que tudo está sem calorias, sem gosto ou interesse. A vida pode ser comparada a um coquetel, onde tudo pode ser experimentado. O lema é pouca exigência e muita tolerância. O homem moderno, conforme descreve Rojas, é sumamente vulnerável. Embora seja atraente, é um ser vazio, evasivo e contraditório. Diante dos noticiários cria uma espécie de mecanismo de defesa, ficando insensível. Tem uma curiosidade insaciável por diversos assuntos, porém mal digerida e que não o leva a lugar nenhum. O que lhe interessa é ter, possuir, comprar mais e consumir loucamente. Fabrica sua verdade de acordo com suas preferências, escolhendo o que gosta e rejeitando o que não lhe apetece. É frio, não acredita em quase nada, suas opiniões mudam rapidamente e deixou para trás os valores transcendentes. Busca o prazer e o bem-estar a qualquer custo, além do dinheiro. Para ele tudo é descartável, inclusive as pessoas. Valoriza a cultura de tipo rápida, ligeira, leve, pois não tem muito tempo para a leitura e se distrai facilmente. Leva na sacola ou apresenta os best-sellers, mas não os lê, ou se o faz, não termina a leitura. O homem moderno, ainda conforme Rojas, não é feliz. Ele tem certa dose de bem-estar, tem prazeres, mas vive esvaziado da autêntica alegria. A forma suprema de prazer é a sexual. Busca o imediato, a satisfação rápida e sem problemas, que em longo prazo só acumula fracassos. Viver cansado é marca registrada do homem light. Cansaço que vem da luta permanente contra os revezes e frustrações da vida. O motivo real disso está na falta de um projeto de vida e do vazio interior. Carrega consigo o constante estresse, o pessimismo, e a depressão. Sonha com o relax, com o tempo livre e quer tudo para hoje.

Assim, a moral cristã, a partir da sua compreensão e valores, estabelece alguns desajustes neste esquema moral do homem moderno, dos quais mencionamos pelo menos três. 1- Moral sem pecado: A generalização do estilo de vida que despreza o sentido da culpa e do pecado. 2- Moral da situação: A implantação do relativismo que estabelece as circunstâncias, a subjetividade como caminho de realização moral. 3- Moral hedonista: A tendência a identificar o valor ético a partir do prazer e da satisfação que produz.

É preciso lutar e vencer a vida light. Escapar dos falsos absolutos, da idolatria do sexo, do dinheiro, do poder ou do sucesso, porque são meios, nunca podem ser fins em si mesmos. Aprender a viver o permanente em meio ao passageiro, o eterno em lugar do efêmero. Buscar a fé verdadeira e autêntica através da experiência religiosa, do encontro com o Deus. Celebrar a fé de forma alegre. Construir laços. A solidariedade, os projetos sociais, as ONGs, são convites e formas de realização pessoal. Levam a descobrir o outro e a vida que vale a pena ser vivida e que a verdadeira felicidade não reside no bem econômico pura e simplesmente.

Faz-se necessário que aqueles que lidam com a palavra de Deus, tenham uma visão alargada sobre esta nova realidade que marca a esta geração. Vemos como tudo faz parte de uma orquestração maligna e bem elaborada, mas conhecedores desses fenômenos comportamentais, vamos nos equipando para lutar. Se agirmos com convicção no que pregamos, sabemos que a palavra de Deus é poderosa em si mesma para levar este Homem pós-moderno a uma conversão sincera e mudança de comportamento. 

   

Página 1 de 9